Entenda o que é RGB, CMYK e Pantone

  1. É luz e é projetado: RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV, computador, “datashows”, scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional.
  2. É tinta e é impresso: CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black).A partir destas cores primárias Ciano, Magenta e Amarelo obtemos todas as outras cores, porém só CMY não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto. CMYK é o sistema mais utilizado pelas gráficas para a produção de material impresso: revistas, cartões de visita, panfletos, etc.
  3. É tinta, é impresso e é cor especial: Pantone é um sistema de cores prontas, em muitos casos, apenas com a mistura das quatro cores básicas (CMYK) não conseguimos obter a tonalidade que desejamos. Pois, o CMYK tem uma limitação para representar todas as cores que o olho humano consegue enxergar. Com o Pantone você escolhe a cor exata que você irá trabalhar, como por exemplo, um vermelho especial que faz parte da identidade visual do seu cliente. Este processo é ideal para evitar variações de cores na impressão.Existem vários Pantones entre eles os metalizados, que o CMYK não consegue reproduzir com exatidão. Aquele dourado ou prateado que você já deve ter visto em alguma capa de livro.