O que é imagem e o que é vetor….

Se você já usa o computador há algum tempo, deve ter notado que existem muitos formatos de imagem. Entre elas estão os famosos JPEG, o PNG e o GIF. Os usuários do Windows ainda são familiarizados com o formato BMP (apelidado de bitmap por alguns).

Acontece que imagem bitmap não é apenas aquela com extensão BMP. Os formatos supracitados também são classificados com imagens bitmap, contudo eles recebem nomes diferentes por contarem com um método de compressão diferente seja na compactação do arquivo ou no número de cores possíveis (por isso esses formatos apresentam tamanho reduzido).

O gif e o bmp tem paletas de cores reduzidas em 256 cores apenas, são recomendados para desenho de ícones ou imagens bem simples.

O jpeg e o png tem uma paleta maior de cores porque trabalha na escala 24 bits aceitando até 16,8 milhões de cores o que difere uma da outra é que o png conta com fundo transparente e tende a perder menos qualidade ao aumentar a imagem em comparação a o formato jpg.

O grande problema das imagens está quando se tem a necessidade de ampliar, como são desenhadas em mapa de bits a sua estrutura é composta por pixels a imagem perde definição na ampliação.

Para suprir a necessidade de ter definição na imagem e não precisar de um hd de 10TB para gerar um único arquivo, algumas ferramentas de trabalho como Corel, Adobe Illustrador dentre outros tem uma função de rasterizar a imagem e criar um vetor da mesma, mapeando a imagem em cálculos matemáticos desta forma obtém-se um arquivo bem menor que os demais mas com a precisão necessária para utilizar em vários tamanhos sem perda da definição.

Para saber se sua imagem está rasterizada, abra o arquivo em um programa de edição, vá em exibir e altere de superimposição para contorno como mostra a imagem abaixo. Se aparecer desta forma você tem uma imagem vetorizada.

imagem